EAD
Cursos EAD (à distância)
A educação a distância é uma das mais impactantes possibilidades da tecnologia que hoje nos cerca. O exercício da autonomia e o diálogo constante com diversos interlocutores, a teoria e a prática a poucos cliques de distância. Os cursos da Universidade Livre Pampédia são abertos a todos os públicos. Mesmo que você ainda não tenha iniciado ou terminado a graduação, você pode se matricular e acompanhar todo os cursos, que trabalham sempre a interdisciplinariedade e a abrangência de temas. (Clique nas imagens abaixo para ir para o site da Plataforma EAD da Universidade Livre Pampédia).
A Educação Segundo o Espiritismo
O curso discute o livro de Dora incontri que nos fala sobre a educação como o despertar para um processo de evolução, sem qualquer forma de coação, que apela para a vontade do educando e conquista-lhe a adesão voluntária para uma ação de aperfeiçoamento, facilitando o progresso integral do ser.
Filosofia para Crianças e Adolescentes
Embora a prática de se levar a Filosofia para a escola tenha sido iniciada por Mathew Lipman nos Estados Unidos, na segunda metade do século XX, aqui no Brasil, Dora Incontri e Alessandro Cesar Bigheto desenvolveram ideias inovadoras a respeito, com algumas críticas ao pragmatismo de Lipman e propostas de interdisciplinaridade e pluralismo. Atualmente, levada adiante pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, adentra o século XXI, com propostas e inquietações, projetos e ideias, em constante construção.
Como resgatar a espiritualidade na Educação, sem torná-la confessional, doutrinante, impositiva de uma só corrente? A proposta aqui é o ensino inter-religioso, respeitando toda a diversidade do fenômeno humano mais poderoso e universal: a religião. Privilegiando o diáogo entre todos os seus representantes pelo bem comum da humanidade.
Reencarnaçã - Religião, Ciência e Educação
A reencarnação é uma ideia, uma crença, uma possibilidade? A reencarnação é sempre igual em toda parte? Poucos sabem disso, mas a reencarnação é a ideia mais universal a respeito da vida pós-morte. Ela aparece entre os hindus, entre os indígenas norte-americanos, entre tribos africanas, entre os gregos antigos, entre os celtas, na Cabala judaica, em correntes esquecidas do Cristianismo e do Islamismo.
No Brasil, ela é crença de quase 40% da população.
De meio século para cá, a reencarnação também tem sido objeto de investigação científica em algumas universidades e por pesquisadores, como Ian Stevenson, Jim Tucker, Erlendur Haraldson e o brasileiro Hernani Guimarães de Andrade, sobretudo com memórias espontâneas de crianças sobre suas vidas passadas.
Quando se encara a reencarnação como possibilidade evidente e não apenas como pressuposto de fé, ela pode intervir na prática terapêutica e mudar o paradigma da Educação.