top of page
CURSOS

EM BREVE

Nossa história

 

Desde o ano de 1998, iniciou-se um movimento em torno da Pedagogia Espírita, liderado por Dora Incontri, com o apoio da Editora Comenius. Nesta época foi fundada uma entidade antecessora da ABPE – o Instituto Espírita de Estudos Pedagógicos, com a participação de Júlia Nezu e Pedro Nakano. Livros e cursos a respeito da Pedagogia Espírita foram alavancados pela Editora Comenius e por esse Instituto. Um desses cursos foi o que se instalou desde 1999 na Unisanta (Universidade Santa Cecília de Santos), como extensão universitária, com a ajuda do médico Dr. José Nilson Nunes Freire e o apoio da reitora Drª Lúcia Teixeira.

O grupo de professores e alunos das duas turmas de extensão em Pedagogia Espírita (1999-2000) reuniu-se em 2004 com a proposta de fazer um congresso de Pedagogia Espírita.

Nessa ocasião, foi a Editora Comenius que liderou o I Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, realizado na Unisanta, com a participação de mil congressistas, em maio de 2004.

Depois desse evento, o mesmo grupo se reuniu e fundou em 28 de agosto de 2004, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita.

Desde então, a ABPE tem levado à frente projetos de pesquisa, divulgação, ensino e prática da Pedagogia Espírita, destacando-se o curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita, em parceria com a Unisanta e com a Unibem (Faculdades Espíritas Bezerra de Menezes – Curitiba) e agora com a Universidade Livre Pampédia.

 

Além disso, organizou já os seguintes congressos nacionais e internacionais:

 

  • 2º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita – Diálogos, verticalidade e práxis (2006 – Unisanta - Santos);

  • 3º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita – Um projeto de inclusão integral (2008 – Uni Ítalo – SP).

  • 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita simultâneo ao 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade – Saúde, Educação e Espiritualidade (2010 – Centro de Convenções Rebouças – SP)

  • 5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita simultâneo ao 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade – Educação, Espiritualidade e Transformação Social (2014 – Centro de Convenções Rebouças – SP)

bottom of page