top of page
CURSOS

  EAD 

Nossas ações

 

Espaço de continuidade para os ex-alunos do curso de Pós-Graduação de Pedagogia Espírita para proporcionar o encontro, a produção intelectual e o debate de temas relevantes e práticas inovadoras em educação frente aos conceitos da Pedagogia Espírita, promovendo assim o diálogo e a criação e ampliação de um banco de pesquisa para ser utilizado por alunos da Universidade Livre Pampédia. Coordenado por Alexandre Mota e Maurício Zanolini, assessoria de Litza Amorim. A programação para 2017 (a partir de 24 junho), inclui:

Comunicação Não-Violenta

A partir dos livros Comunicação não-violenta (Marshall Rosembrg) e O Princípio da Não Violência (Jean-Marie Miller) vamos estudar os conceitos e as técnicas e fazer exercícios práticos de diálogos não-violentos.

 

Educação Inovadora / Alternativa

A partir dos documentários do canal FUTURA sobre escolas inovadoras/alternativas, e do livro Destino Educação vamos investigar iniciativas educacionais e seus aspectos como a abordagem individual, o ensino integral e a avaliação criativa.

 

Apresentação de projetos dos integrantes do Grupo.

 

Aprofundamento teórico da Pedagogia Espírita (sugestões Dora Incontri e demandas do grupo).

 

Temas escolhidos pelo grupo.

Para saber sobre a disponibilidade de vagas mande e-mail para abpe@pedagogiaespirita.org.br

mediunidade

Mediunidade pedagógica

Atividade da ABPE

Gratuita - acesso através de conversa informal

Público alvo | para adolescentes, jovens e iniciantes na mediunidade

Sábado (mensal) – das 9:30 às 11:30

 

Mediunidade para adolescentes, jovens e iniciantes. Como acreditar em espíritos se não os podemos ver, ouvir, perceber? Como estudar a mediunidade apenas do ponto de vista teórico, sem qualquer contato com o fenômeno mediúnico? Cada vez mais, estamos afastando os jovens e os iniciantes da mediunidade. Cada vez mais estão faltando médiuns conscientes, responsáveis e confiáveis no movimento espírita. É preciso aproximar as novas gerações e os que se achegam ao espiritismo à mediunidade, com estudo, claro, mas com estudo aliado à prática, à observação, ao debate livre e construtivo.

Iniciados em 2015, os encontros de reflexões e práticas mediúnicas com adolescentes, jovens e iniciantes estão volta! Inspirados em Kardec, consideramos que não devemos pedir aos jovens que acreditem em vida após a morte, mas devemos mostrar a eles o fenômeno mediúnico, discutir hipóteses e proporcionar a vivência do intercâmbio entre os mundos. Como acolher a mediunidade que se inicia desde cedo, de forma responsável, sem paternalismo e sem repressão? É nessa proposta que queremos romper a ideia de que mediunidade é coisa só para adultos experientes, tabu que tem afastado muitos do espiritismo. Os associados da ABPE e amigos estão convidados a vir conhecer esse trabalho, trazer seus jovens e ajudar a construir dentro do movimento espírita uma mentalidade arejada, acolhedora, e, tal como a proposta de Kardec, confiante na potencialidade de qualquer ser humano de se relacionar de forma saudável, crítica e moralmente elevada com a mediunidade.

Para saber as datas, confirmar a presença ou tirar duvidas, entre em contato pelo e-mail - abpe@pedagogiaespirita.org.br

Desde a Psicanálise de Freud às constelações familiares de Bert Hellinger, passando pela Psicologia Humanista de Erich Fromm e Carl Rogers e pela Logoterapia de Viktor Frankl – apenas para citar algumas vertentes – são várias as propostas terapêuticas que pretendem curar a alma humana de suas angústias ou pelo menos entendê-las e lidar com elas.

Esse grupo, coordenado por Claudia Gelernter (psicóloga), Claudia Mota (psicopedagoga) e Dora Incontri (doutora em Educação e psicanalista), pretende estudar essas correntes e suas possíveis conexões com a espiritualidade, com propostas feitas pela coordenação e com sugestões do grupo participante, a partir de textos, filmes, debates e vivências.

 

 

Grupo de Estudos de Psicologia, Educação e Espiritualidade

Projeto da Universidade Livre Pampédia e da ABPE

R$ 100,00 reais por encontro (1 vez por mês)

Público alvo | aberto

Sábado (mensal), das 16 às 18h30 horas

terapia
geppe

Grupo de Estudos e Práticas de Pedagogia Espírita

Projeto da Universidade Livre Pampédia e da ABPE

R$ 100,00 reais por encontro (1 vez por mês)

Público alvo | egressos da Pós em Pedagogia Espírita

Sábado (mensal), das 13 às 15h30 horas

calendário
bottom of page