top of page
CURSOS
Artigos

 

Ao longo dos anos acumulamos muitas páginas de reflexões sobre educação, espiritualidade, pesquisas científicas, tanatologia (educaçãopara a morte), filosofia, ensino inte-religioso, mediunidade, arte e política. Neste link você encontra uma seleção dos melhores artigos já produzidos pela ABPE e seus parceiros.

 

 

Livros e DVDs

 

A ABPE em parceria com a Editora Comenius produziu, por ocasião dos Congressos que promoveu, livros  sobre diversos temas ligados a educação. Todos os livros estão dispóníveis na loja da Ed. Comenius.

 

 

Pedagogia Espírita: Um projeto brasileiro e suas raízes

Dora Incontri (Editora Comenius)

A Pedagogia Espírita tem algo da vastidão de mares que se abrem ao infinito. Tem sabor de cores brasileiras, pois por aqui ela nasceu, embalada por ventos antigos. Tem a feminilidade da lua e a bravura libertária dos que descobrem novos mundos. É o espírito em voo de busca e ascensão.

Esta foi a tese de doutorado de Dora Incontri na USP, que discute as bases filosóficas e históricas da Pedagogia Espírita, desde a maiêutica de Sócrates, passando por Comenius, Rousseau e Pestalozzi, chegando à formulação prática e teórica da Pedagogia Espírita no Brasil, com Eurípedes Barsanulfo, Anália Franco, Herculano Pires e outros. Na conclusão, há o Manifesto da Pedagogia Espírita, com todos os seus princípios e aplicações.

A Educação Segundo o Espiritismo

Dora Incontri (Editora Comenius)

Ao completar 50 anos, em dezembro de 2012, Dora Incontri relançou esse livro, que agora já está fazendo 19 anos de sua primeira edição. A Educação Segundo o Espiritismo, publicado pela primeira vez em 1997, tornou-se um clássico entre os leitores interessados em procurar uma inovação pedagógica, com a inclusão da espiritualidade. A autora - jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela USP - afirma ter feito uma reescrita da obra, em 2012, a partir das mudanças internas e externas, que impactaram sua visão de mundo desde a sua primeira edição. A sua percepção se tornou mais madura, mais compassiva, ainda mais libertária que anos atrás. Tendo escrito numerosos livros depois, Dora manteve A Educação Segundo o Espiritismo no seu formato original, com os mesmos títulos e subtítulos, mas incorpora ideias e releituras que foram desenvolvidas em outras obras. É o mesmo livro, reescrito pela mesma pessoa, que caminhou mais um trecho de vida.

Anais – 2º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita

Diálogos, Verticalidade e Práxis

Org. Dora Incontri e Franklin Santana Santos (ABPE/Editora Comenius)

Este livro reúne os resumos de palestras e de artigos do 2º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita (setembro de 2006), cuja temática foi Diálogos, Verticalidade e Práxis.

Anais do 3º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita

Um projeto de inclusão integral

Ensinar tudo a todos

 

De 07 a 09 de novembro de 2008.

(clique na imagem para baixar o PDF)

 

Educação e Espiritualidade: Interfaces e Perspectivas

Org. Dora Incontri (Editora Comenius)

Esse livro é a reunião de artigos de palestrantes convidados para o 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade, simultâneo ao 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ocorrido em setembro de 2010, em São Paulo. Alguns participantes desse livro, em especial Daniel Donnet, professor emérito da Universidade de Louvain (Bélgica) e Gananath Obeysekere, professor emérito da Universidade de Princenton (EUA), não puderam estar presentes, mas enviaram suas preciosas contribuições. Todos os colaboradores internacionais desse livro, com exceção de Jim Tucker e Ian Stevenson (este já falecido), não tinham antes nenhum texto traduzido para o português – o que vem aumentar a importância desta publicação. Aqui aparecem os seguintes eixos temáticos: Saúde e Espiritualidade, Educação e Espiritualidade e Reencarnação eEducação. A centralidade da obra é o resgate da espiritualidade na educação, de forma inter-religiosa.

Anais - I Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade

4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita

(edição bilíngue, inglês, português)

ABPE/Editora Comenius

Este livro reúne os resumos de palestras, de comunicações e de artigos do 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e do 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ocorrido em São Paulo - Brasil - em setembro de 2010.

Educação e Espiritualidade e Transformação Social

Org. Dora Incontri (Editora Comenius)

Este livro reúne artigos de educadores, pensadores, pesquisadores de diversas áreas, que estiveram presentes no II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e V Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, realizados em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, de 17 a 20 de abril de 2014. Organizado pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, pela Pampédia Educação e com o apoio da Univeridade Santa Cecília, a temática do evento foi justamente o título desta obra: Educação, Espiritualidade e Transformação Social. Reflexões teóricas, exposições de experiências práticas, proposições e estudos históricos aparecem aqui, sempre fazendo interfaces interdisciplinares e invocando humanismo, pensamento de vanguarda e, sobretudo, buscando uma educação transformadora e libertadora do ser humano. A proposta é buscar as interconexões entre uma prática pedagógica alternativa à formatadora educação tradicional, a inclusão da espiritualidade como dimensão reconhecidamente humana e o engajamento em mudar a sociedade.

Anais - II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade

5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita

(edição trilingue, inglês, espanhol, português)

ABPE/Editora Comenius

DVDs - II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade

5º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita

 

Kit com 4 caixas (contendo, ao todo, 7 discos) com a gravação integral do I Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade e do V Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, realizados em abril de 2014, na cidade de São Paulo.

 

bottom of page