CURSOS

   EAD 

Chamada Clube do Livro.jpg
Não estamos mais aceitando novas adesões ao clube!
Clube do Livro - Espiritismo e Sociedade

Durante o ano de 2022, vamos editar seis livros de autores que representam alguns aspectos do debate em torno da questão social do ponto de vista espírita.

Estão previstas as seguintes obras:

 

  • Socialismo e espiritismo de Leon Denis  (Em nova tradução de Sergio Mauricio Pinto)

  • Os espiritualistas perante a paz e o marxismo de Eusínio Lavigne

  • Dialética e metapsíquica de Humberto Mariotti (na tradução de Júlio Abreu Filho)

  • Conceito espírita de socialismo de Cosme Mariño

  • Espiritismo dialético de Manuel Porteiro

  • O pensamento social de Herculano Pires, por Dora Incontri

 

Um francês, dois brasileiros e três argentinos. Quem são os autores?

 

  • Léon Denis (1846 - 1927) foi um pensador espírita francês, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion.

 

  • Eusínio Lavigne (1873-1973), baiano de Ilhéus, foi espírita, político, jurista, jornalista, escritor e marxista. Participou de vários movimentos sociais e políticos democráticos, escreveu diversos livros sobre as relações entre o espiritismo e o socialismo.

 

  • Humberto Mariotti (1905-1982), poeta, escritor, jornalista, conferencista e intelectual espírita argentino. Foi presidente da Confederação Espírita Argentina (CEA), da Sociedade Victor Hugo, e diretor da revista de cultura espírita "La Idea".

  • Cosme Mariño (1847 - 1927) escritor, jornalista e jurista argentino, foi o fundador da primeira sociedade espírita de Buenos Aires. Combateu a intolerância religiosa e a mistificação, e consolidou o espiritismo na Argentina através de seus textos em livros e jornais.

 

  • Manuel Porteiro (1881-1936), autodidata argentino, ao lado de Humberto Mariotti, participou do V Congresso Espírita Internacional, realizado em Barcelona, Espanha, em outubro de 1934. Escreveu diversos artigos para a revista "La Idea", e livros que expressavam sua ideia de uma sociologia espírita.

  • José Herculano Pires (1914 - 1979) paulista de Avaré, foi um jornalista, filósofo, educador, escritor e tradutor brasileiro. Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país. Traduziu os escritos de Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos, quanto obras literárias inspiradas na Doutrina Espírita.

 

Todos os livros contarão com um prefácio contextualizando os autores e suas obras.

 

A série será coordenada por Dora Incontri e Sergio Mauricio.

Para a viabilização econômica dessa iniciativa, estamos lançando o Clube do livro Espiritismo e Sociedade, e convidamos vocês a participarem dessa proposta, que deverá durar entre março de 2022 a fevereiro de 2023.

 

Como funciona?

 

Quem aderir ao clube do Livro, receberá um carnê on-line de boletos mensais de 35,00 reais por mês, com duração de março de 2022 a fevereiro de 2023. A cada dois meses, receberá em casa um exemplar dessas obras acima. Nesse valor já está incluído o preço do frete.

 

 

Quantas pessoas precisam aderir?

 

Para viabilizar traduções, revisões, capas, impressões na gráfica, administração do clube, emissão de boletos e outras despesas, precisamos de pelo menos 200 pessoas. Tendo a adesão desse número, iniciamos as publicações e outros interessados poderão entrar no clube depois, com o limite de data máxima até julho.

 

Nesses tempos de retrocessos do pensamento e de conservadorismo social e político, consideramos de vital importância conhecermos os autores progressistas da história do espiritismo que deram suas contribuições para a construção de um pensamento social espírita.

Dúvidas? Mande um email para contato@editoracomenius.com.br